/ APOIE
O Venha Ser Meu Par utiliza a dança como ferramenta auxiliar para o desenvolvimento da coletividade e autonomia, com ênfase na construção de identidade e reconhecimento do aluno como cidadão e sujeito de sua própria história. O resultado mais que satisfatório ao longo dos anos de execução do projeto só comprova nossa filosofia: a dança é grande aliada na formação humana, auxiliando na expressão de emoções, no desenvolvimento da disciplina e concentração e como um eficiente recurso pedagógico para a construção de uma sociedade mais harmoniosa e consciente.
Gostou dessa iniciativa do Primeiro Ato?
Você também pode fazer parte dessa inciativa, tornando-se o par de uma pessoa e de famílias que sonham em dançar conosco. É possível também auxiliar na manutenção do nosso espaço no bairro Jardim Canadá (que tem 80% dos alunos bolsistas) e de eventos formativos, como os festivais, entre outros.
HISTÓRICO
Desde o início, acolhemos e flexibilizamos a participação de pessoas em vulnerabilidade social. Nós desenvolvemos, há mais de 20 anos, projetos artísticos sociais com crianças e adolescentes em comunidades da região de Santa Lúcia, em Belo Horizonte, no bairro Jardim Canadá, em Nova Lima, e no bairro Jardim Teresópolis, em Betim. Em 1998, fomos procurados pela Escola Estadual Dona Augusta e pela Cultura Inglesa para ser parceiros no Projeto Reinventando a Escola uma iniciativa de caráter educacional, artístico e social com a comunidade da Barragem Santa Lúcia, em Belo Horizonte. Desde então, a equipe de professores ministrou as aulas de dança oferecidas no projeto, focados em tornar a sensibilização artística e a disciplina da dança fontes de autoconhecimento e melhoria da autoestima de crianças em situação de risco social. O projeto expandiu para dentro da nossa casa no bairro Cidade Jardim, onde passamos a acolher crianças e famílias da região. Foram mais de 150 crianças, entre 6 e 13 anos, atendidas com bolsas de estudo. Hoje, ainda temos bolsistas dessa comunidade e, com o projeto Venha Ser Meu Par, contemplamos 80% dos alunos da nossa unidade do bairro Jardim Canadá com bolsas de estudos integral ou parcial. Os critérios são cuidadosamente analisados por nossa assistente social e equipe pedagógica e administrativa.