/ PROJETOS

O Venha Ser Meu Par utiliza a dança como ferramenta auxiliar para o desenvolvimento da coletividade e autonomia, com ênfase na construção de identidade e reconhecimento do aluno como cidadão e sujeito de sua própria história. O resultado mais que satisfatório ao longo dos anos de execução do projeto só comprova nossa filosofia: a dança é grande aliada na formação humana, auxiliando na expressão de emoções, no desenvolvimento da disciplina e concentração e como um eficiente recurso pedagógico para a construção de uma sociedade mais harmoniosa e consciente.

Gostou dessa iniciativa do Primeiro Ato?

Você também pode fazer parte dessa inciativa, tornando-se o par de uma pessoa e de famílias que sonham em dançar conosco. É possível também auxiliar na manutenção do nosso espaço no bairro Jardim Canadá (que tem 80% dos alunos bolsistas) e de eventos formativos, como os festivais, entre outros.

HISTÓRICO

Desde o início, acolhemos e flexibilizamos a participação de pessoas em vulnerabilidade social. Nós desenvolvemos, há mais de 20 anos, projetos artísticos sociais com crianças e adolescentes em comunidades da região de Santa Lúcia, em Belo Horizonte, no bairro Jardim Canadá, em Nova Lima, e no bairro Jardim Teresópolis, em Betim. Em 1998, fomos procurados pela Escola Estadual Dona Augusta e pela Cultura Inglesa para ser parceiros no Projeto Reinventando a Escola uma iniciativa de caráter educacional, artístico e social com a comunidade da Barragem Santa Lúcia, em Belo Horizonte. Desde então, a equipe de professores ministrou as aulas de dança oferecidas no projeto, focados em tornar a sensibilização artística e a disciplina da dança fontes de autoconhecimento e melhoria da autoestima de crianças em situação de risco social. O projeto expandiu para dentro da nossa casa no bairro Cidade Jardim, onde passamos a acolher crianças e famílias da região. Foram mais de 150 crianças, entre 6 e 13 anos, atendidas com bolsas de estudo. Hoje, ainda temos bolsistas dessa comunidade e, com o projeto Venha Ser Meu Par, contemplamos 80% dos alunos da nossa unidade do bairro Jardim Canadá com bolsas de estudos integral ou parcial. Os critérios são cuidadosamente analisados por nossa assistente social e equipe pedagógica e administrativa.

Sob a curadoria de Suely Machado, dos bailarinos e da equipe do Grupo Primeiro Ato, o Garimpo das Artes é um mercado de preciosidades, garimpadas a dedo pelo filtro e sensibilidade de quem entende do assunto. O evento é um encontro de artistas, ceramistas, artesãos, escultores, músicos e um público sensível em busca de diferentes modos de expressão. Além da exposição e venda de objetos e delicadezas, promovemos uma programação cultural intensa com a participação de músicos, bailarinos, artistas gráficos e performers.

Mãos Femininas

O projeto tem uma característica muito peculiar porque nasceu de um sonho antigo e se concretizou em pleno momento da pandemia da Covid-19. Por isso, desde sua primeira edição em 2020, ele é realizado on-line. Também incluí vivências artísticas com apresentações de espetáculos, oficinas práticas e rodas de conversa, com mulheres artistas da dança, da música, da literatura, estudiosas do meio ambiente, entre outras. Viabilizamos encontros abertos ao público com o interesse em compartilhar mais do universo feminino, presente em todos nós. São mãos que tocam, trocam, cuidam, dançam, afagam, doam, sentem, conectam-se e formam juntas uma corrente de ação que tecem uma trama de afetos para sustentação do amanhã. 

Tecendo Encontros

Desde 2012, realizamos uma ação formativa (de público, artistas e pessoas do setor cultural) a partir do intercâmbio com profissionais, grupos e artistas das cidades do interior, das capitais brasileiras e também de outras partes do mundo. Já foram feitas 5 edições, incluindo apresentações de espetáculos, palestras e oficinas de várias linguagens artísticas, construindo uma rede na formação, criação, fruição e trocas, com persistência e resistência à instabilidade social, política e econômica do nosso país. A última edição, em abril de 2021, foi feita com auxílio do edital da Lei Aldir Blanc, de forma on-line, devido ao contexto pandêmico. Alguns dos encontros e apresentações foram retirados do ar após o acontecimento e outros ainda estão disponíveis em nosso canal do YouTube. 

Dança dos Figurinos

Dança dos Figurinos foi um projeto de Pesquisa do repertório e acervo de figurinos e materiais cênicos do Grupo Primeiro Ato em seus 40 anos de continuidade e ação artística. Foi uma viagem incrível na história, do patrimônio material e imaterial do grupo, realizada em conjunto com os bailarinos, dos mais jovens aos mais experientes. Para acompanhar essa aventura e ter acesso a mais detalhes acesse o blog primeiroato.com.br/blog/ na categoria Dança dos Figurinos.