O Primeiro Ato já nasceu uma empresa cidadã. A preocupação com o indivíduo: pessoa/profissional, sua evolução e, principalmente, o elo entre a realidade do cotidiano e a condição de sonhar tem sido nossa busca através da pesquisa e prática artística. No decorrer destes anos fomos a lugares não convencionais, levando nossa dança, nossa alegria, nosso diferencial e nos emocionando com os resultados. Praças, mercados, rodoviárias, asilos, creches, escolas públicas, favelas foram palco de nossas apresentações. [toggle title=”O início“] Quando, em 1998, fomos procurados pela Escola Estadual Dona Augusta e pela Cultura Inglesa para sermos parceiros no Projeto Reinventando a Escola — uma iniciativa de caráter educacional, artístico e social junto à comunidade carente da Barragem Santa Lúcia, em Belo Horizonte — não hesitamos em apostar na iniciativa, pois tínhamos certeza do resultado e estaríamos somando esforços em prol de um projeto nobre. Desde então, a equipe do Primeiro Ato ministra as aulas de dança oferecidas no projeto, preocupados em tornar a sensibilização artística e a disciplina da dança fontes de autoconhecimento e melhoria da autoestima de crianças em situação de risco social. Iniciamos o trabalho priorizando a autoestima do aluno, o cuidado com seu uniforme, seu cabelo, seu corpo, a disciplina, o limite, o toque, a respiração que oxigena o corpo, a cabeça e o coração. Uma condição para uma postura segura diante da vida. [toggle title=”Hoje“] Hoje o projeto se expande. Atende a mais de 80 crianças nas idades de 6 a 13 anos não só na Escola Estadual Dona Augusta, como no Primeiro Ato Centro de Dança e no EACC, através de nosso programa de bolsas de estudo. Dançando na Escola oferece um currículo que abrange dança prática e teórica, musicalidade e ritmo, expressão corporal e investigação coreográfica, visando sempre à criatividade, à individualidade e à liberdade de cada um, por meio de programas com conteúdos contínuos e crescentes, de acordo com a idade e a maturidade de cada aluno. Trabalhamos a valorização do contato físico como elemento primordial, seja ele com o outro ou consigo mesmo, porque acreditamos na importância das relações humanas em qualquer estrutura grupal, fundamental para o bom desempenho do ser humano em qualquer área de atuação, pessoal ou profissional. Assim, resgatamos, através da técnica da dança, o relacionamento entre diferentes comunidades da sociedade. A técnica da dança não é um fim em si mesma, mas um recurso pedagógico no desenvolvimento integral do ser humano. Neste sentido, são propostas atividades nas quais, através do corpo e de seus movimentos, a criança e o adolescente possam experienciar novas possibilidades e consolidar suas aquisições. A aula possui uma estrutura e segue uma determinada rotina, embora o professor seja capaz de improvisar a partir da avaliação constante do envolvimento e prazer das crianças. É conduzida de uma maneira criativa e prazerosa, despertando a paixão pela dança e sua possível continuidade. O resultado do trabalho desenvolvido é apresentado no final do ano letivo em formato de espetáculo nos teatros de Belo Horizonte, o que possibilita aos pais acompanharem o desenvolvimento dos filhos, além de proporcionar ao aluno um contato direto com o público e o aprendizado da rotina artística em cena. O resultado só vem comprovar nossa filosofia: a dança é grande aliada na formação de uma criança. É eficiente recurso pedagógico.
DANÇANDO NA ESCOLA
- Post author:websytes
- Post published:janeiro 24, 2013
- Post category:Não Informada
- Post comments:0 Comentários