O projeto TerSer Cuerpo, de Bogotá, chega ao Brasil no mês de julho para uma série de apresentações e oficinas em São Paulo e Minas Gerais. A pesquisa do coletivo explora o corpo enquanto ser individual e social, buscando os movimentos nos instintos mais naturais e primitivos. Dentre as ações do projeto em Belo Horizonte, está o Workshop de Dança Contemporânea “Devenir Animal”, que acontece no dia 06 de julho de 2018, de 19h às 21h, no Primeiro Ato Centro de Dança (Rua Bernardo Mascarenhas, 305 – Cidade Jardim).
Inscrições:
Sobre o workshop
“Devenir Animal” parte do princípio que, para despertar a coluna através de seu movimento, precisamos acordar para nossas sensações evolutivas, resgatando nossa ancestralidade e a reconhecendo em nosso corpo hoje. Sendo assim, a coluna é o eixo de exploração que constrói os princípios de movimento aos quais esse workshop se propõe. Entende-se aqui a coluna como herança dos animais vertebrados em que se estende a espinha até a cauda. A proposta lúdica do trabalho é esfregar essa cauda como pretexto para entender a ressonância causada pela coluna em movimento.
A aula baseia-se na construção de um centro de energia (abdômen) que se move através dos princípios básicos da locomoção humana: rolar, rastejar, andar, correr e pular. A primeira parte do workshop propõe que a coluna possa, progressivamente, ajustar ou desajustar o corpo inteiro enquanto se movimenta em cada estágio de locomoção. A partir disso, serão aprofundados exercícios mais complexos nos quais os elementos adquiridos nesta primeira etapa serão combinados por meio de frases de movimento.
Proyecto TerSer Cuerpo
A projeto surgiu em 2015, em Bogotá (Colômbia), e dedica-se à investigação-criação em dança. Seu trabalho está fundamentado em um discurso teórico-prático que explora a relação entre as pulsões e repressões abordadas no movimento e na ação.
Esse discurso se baseia em dois conceitos próprios do projeto: La Bestia (a fera), o corpo inconsciente ou pulsante, e El Pellejo (a pele), o corpo marcado por uma série de convenções sociais. A busca do projeto TerSer Cuerpo pretende consolidar um vaivém que permita, como o movimento de um pêndulo, estar entre fera e pele.
Dessa forma, pretende-se criar uma dimensão desses dois aspectos dentro de noções metodológicas, através de sistemas de treinamento e laboratórios de criação, e também de noções cênicas tanto da encenação em si quanto das próprias noções do bailarino/intérprete/performer, que existe na cena sem isolar o meio que o rodeia (o espectador, as condições específicas de cada espaço e o outro que compartilha a cena).
Workshop de Dança Contemporânea “Devenir Animal”
com Proyecto TerSer Cuerpo (Colômbia)
Dia: 06/07/2018
Horário: 19h às 21h
Local: Primeiro Ato Centro de Dança (Rua Bernardo Mascarenhas, 305 – Cidade Jardim)
Valor: R$ 62,00
Vagas: 30
Vendas: no local ou pelo https://goo.gl/WCmGT1
[+] Informações: (31) 3296-4848