As Festas Juninas já são tradição no Brasil. E junto com elas sempre vemos as danças populares como quadrilhas juninas, matutas e caipiras. Mas muitos brasileiros não sabem como elas nasceram.
Existem registros históricos que mostram diferentes origens dessa tradição. Mas de acordo com boa parte dos historiadores a quadrilha em si teria nascido na Inglaterra por volta do século XIII.
Posteriormente ela teria sido adotada e incorporada pela França, por volta do século XVIII.
Em Paris eram comuns as danças coletivas compostas por quatro casais ou mais e que eram chamadas de quadrille. Essa tradição acabou se espalhando para vários outros países europeus.
No caso da dança junina brasileira, ela teve origem por conta da influência que a corte portuguesa, lá no século XIX. Ela foi muito bem aceita pela nobreza do Rio de Janeiro, onde, na época, a corte estava.
E apesar de no início ser considerado um estilo voltado para a elite e aristocráticos, uma vez que as apresentações eram feitas pela nobreza, rapidamente ela se popularizou e conquistou todos os cantos do Brasil.
A quadrilha e o teatro
Uma das características mais emblemáticas da quadrilha é que, além da coreografia, ela tem vários elementos teatrais presentes.
Em festas ao longo dos estados brasileiros é comum ver a tradicional história do casal de noivos onde o pai da noiva “persegue” o futuro genro para concretizar a cerimônia.
Toda história conta com um narrador, que além de narrar o enredo em, também narra os passos de dança.
Principais elementos das danças populares juninas
Essas danças populares possuem algumas variações por conta das diferentes regiões brasileiros. Contudo, existem alguns elementos em comum entre as diferentes vertentes, entre eles:
-
Dança em pares
A quadrilha é composta por vários casais que dançam em pares, podendo trocar de parceiros ou não ao longo da coreografia.
-
Narrador
O narrador orienta os dançarinos ao longo da dança e também narra a parte teatral da apresentação.
-
Caracterização
As quadrilhas seguem a caracterização do “tradicional caipira” historicamente registrado na literatura brasileira. Um dos personagens ficcionais mais tracionais é o malandro Pedro Malasarte.
-
Música
A música utilizada nessas danças populares é a tradicional caipira, que vem acompanhada sempre da narração do narrador. Existem vários trechos tradicionais que são repetidos nas diferentes versões existentes no Brasil, como o famoso “Olha a cobra!”.
A quadrilha nos dias atuais
A quadrilha é uma das tradições mais fortes ainda presente nos dias atuais.
Inclusive, já existem grupos que “modernizaram” a tradição de modo a engajar as novas gerações. As chamadas “quadrilhas estilizadas” misturam elementos tradicionais com novas tendências e até mesmo implementam novos elementos nas danças, como os cenários móveis que são trocados ao longo da apresentação.
A luxuosidade também é um fator presente nessas versões modernas através das caracterizações glamourosas e cheias de cores.
Gostou de saber mais sobre as danças populares das nossas tradicionais festas juninas? Quer saber mais sobre a origem de outros estilos? Então não deixe de seguir o Primeiro Ato no Facebook!