Atualmente existem vários tipos de dança. Existem estilos que surgiram há séculos atrás, enquanto outros nasceram na contemporaneidade
E essa diversidade se deve justamente ao fato de dançar ser todo e qualquer movimento do corpo, que expressa algo sem a necessidade de palavras. Todas as danças têm suas particularidades, existem modalidades com técnicas mais rígidas, como o balé, e outras maior flexibilidade de execução, como o jazz.
A dança é um modo de se expressar que permite infinitas possibilidades para o praticante, e que pode ser interpretada de diversas maneiras, como mostramos no post “Para você, o que é dança?
É praticamente impossível listar TODOS os tipos de dança que existem. Afinal de contas, existem muitos estilos regionais e culturais que permanecem quase intactos em seus locais de origem, ao mesmo tempo que há um grande número de subgêneros.
Por isso abaixo vamos listar alguns dos que mais ganharam destaque ao longo da história.
O gênero do Ballet Clássico nasceu no final do Século XV como uma forma de celebrar o casamento de do Duque de Milão com Isabel de Ararão. Mas foi apenas em 1700 que se iniciou a construção acadêmica do estilo, com a criação das 5 principais posições utilizadas no Ballet, que inclusive são utilizadas até hoje.
Esse gênero é caracterizado principalmente pela complexidade técnica, que exige movimentos precisos, bem como os espetáculos que representam grandes histórias.
Esse é mais um dos tipos de dança que tem sua origem na cultura negra. Pode-se dizer que ele nasceu do povo, e que por isso ganhou muita força nas populações periféricas, assim como o gênero musical de mesmo nome.
O Jazz mescla o ballet clássico com as danças modernas, e se baseia principalmente na liberdade de movimentos. Por conta disso, inclusive, é um estilo praticado por pessoas de todas as idades.
São as danças populares, de rua e sociais que estão presentes em diversos locais ao redor do mundo. Os primeiros estilos surgiram por volta da década de 30 e desde estão se tornaram um verdadeiro movimento cultural.
Apesar da grande diversidade, um dos gêneros que mais ganhou fama foi o Hip Hop.
Dentro das danças urbanas, é possível misturar diferentes estilos, como Hip Hop, Vogue, Break entre outros.
O sapateado é uma dança que se baseia em movimentos ritmados com os pés, bem como a elar” dos sapatos no chão e também das palmas.
O gênero que conhecemos aqui no Brasil é diretamente derivado do Tap Dance dos Estados Unidos e das danças irlandesas. Mas, aqui no nosso país também foram adicionadas outras linguagens próprias de nossa cultura.
Hoje já existe o chamado sapateado brasileiro, que tem grande influência do samba e do MPB.
Inclusive, esse movimento de “criar subgêneros” baseados em nossa cultura faz com que a quantidade de tipos de dança no Brasil seja gigantesca. Principalmente pelo fato de nosso país ter uma dimensão geográfica continental e uma enorme diversidade cultural.
Esse estilo surgiu por volta das décadas de 50 e 60, após alguns experimentos pós-modernos realizados pelo movimento Judson Dance Theater. Mas as primeiras expressões do gênero já começaram no início do século XX.
Esse é um tipo de dança que não possui técnicas pré-definidas. Na verdade, ele tem uma abordagem mais flexível, dando liberdade para o bailarino explorar o corpo bem como movimentos e formas.
E justamente por essa abordagem o gênero é indicado para todas as idades, além de ser excelente para melhorar a consciência corporal.
Quer saber mais sobre o mundo da dança? Então não deixe de seguir a gente no Facebook e também no Instagram.