A importância da Dança Lúdica

O imaginário tem papel fundamental no desenvolvimento infantil. Ele irá interferir não apenas na infância, mas também na vida adulta. A dança lúdica pode ser uma excelente maneira de trabalhar o corpo e a mente da criança. 

Através desse tipo de prática, ela pode despertar o autoconhecimento, bem como interesse pelo mundo exterior. Não é à toa que a dança é encarada como uma atividade pedagógica.

O poder da descoberta da dança lúdica 

A dança lúdica nada mais é do que a prática alinhada a jogos criativos. Ou seja, ao mesmo tempo que a criança está praticando a atividade ela também está estimulando o seu imaginário. 

E justamente por essa abordagem que essa prática pode ajudar o praticante a: 

  • Ter mais consciência corporal;
  • Expressar e entender suas emoções;
  • Reconhecer o mundo ao seu redor e das pessoas em torno de si;
  • Construir autonomia;
  • Estimular o desenvolvimento físico, emocional e social.

O papel da dança no bem-estar físico e mental 

Além do seu papel no desenvolvimento infantil, não podemos deixar de ressaltar que a dança lúdica também pode contribuir com o bem-estar físico e mental. 

Na parte física, ela é uma excelente atividade de estimulação e consciência, uma vez que a criança está se exercitando ao mesmo tempo que brinca e aprende. Ao dançar, é possível estimular diferentes grupos musculares ao mesmo tempo, bem como o controle cardiorrespiratório.

Além disso, a dança também pode aumentar a flexibilidade, ajudar a corrigir a postura e gerar uma série de outros benefícios.

No aspecto mental, ela também contribui de diversas formas.  Além de estimular o autoconhecimento, esse tipo de prática também pode auxiliar a criança a lidar com questões comuns no desenvolvimento infantil: a  relação com outros indivíduos, a ansiedade pelo crescimento, o medo de determinadas fases (como ingressar na escola) são algumas questões que podem ser trabalhadas através da dança. 

A atividade também pode auxiliar na compreensão e posicionamento dentro da sociedade, mostrando o seu papel dentro da sua realidade, e como ela pode mostrar suas emoções e opiniões de forma criativa. 

A dança lúdica também é amplamente utilizada para o desenvolvimento de competências importantes,  tais como:  

  • Capacidade de trabalhar em equipe; 
  • Inteligência emocional;
  • Criatividade;
  • Empatia;

Através dessa prática, a criança aumenta a percepção sobre as possibilidades ao seu redor. E isso pode contribuir não apenas com o seu autoconhecimento, mas com o aprendizado ao longo da infância. 

É bom frisar a importância da ludicidade na dança e que toda dança é lúdica em si mesmo!

Quer saber mais sobre como a dança pode beneficiar pessoas de diferentes idades? Então não deixe de seguir a Primeiro Ato no Facebook e Instagram.

Deixe um comentário