Como memorizar passos de dança? Confira 6 dicas!

Está com dificuldades de decorar a coreografia? É comum que alguns dançarinos passem por esse tipo de problema. E para te ajudar nós vamos dar algumas dicas de como memorizar passos de dança.

São coisas simples que fazem toda a diferença na hora de executar movimentos. 

 

  • Esteja sempre próximo ao professor

 

Ficar sempre na frente da turma ou ser o primeiro da fila ajuda e muito na memorização. 

Em primeiro lugar, quando  você tem essa aproximação consegue ver o movimento com mais atenção, facilitando o processo de memorização. Além disso, você toma a si a responsabilidade de repetir o passo para os alunos que estão atrás.

Consequentemente o seu nível de concentração e atenção será maior. 

 

  • Repita os passos de forma lenta e várias vezes 

 

Mais uma das dicas de como memorizar passos de dança é repetir os movimentos lentamente e várias vezes. 

Essa velocidade reduzida promove uma memorização mais limpa. E a repetição auxilia o seu próprio corpo a decorar os passos. 

Quando você der por si os seus braços e pernas estarão praticamente se movendo automaticamente, pois, seu corpo já se habitou a reproduzir os movimentos da coreografia. 

 

  • Foque toda sua atenção na aula 

 

A falta de concentração também dificulta a memorização de passos. Por exemplo, fazer uma aula enquanto o celular não para de apitar por causa de notificações vai prejudicar diretamente o seu aprendizado.

O ideal é que todo o seu foco esteja n execução dos movimentos. Logo, mais uma das dicas de como memorizar passos de dança é se livrar de coisas que tirem sua atenção. 

Deixe o seu celular no silencioso e se concentre apenas no seu corpo. 

 

  • Divida a coreografia em partes 

 

Quando você dança está fazendo várias ações ao mesmo tempo. Cabeça, braços, tronco, pernas, tudo está se movimentando. 

E coordenar tudo isso e ainda memorizar o que cada membro precisa fazer, e no ritmo certo, é desafiador. Mas uma boa alternativa para facilitar essa memorização é dividir a coreografia em várias partes. 

E nesse caso você pode fazer essa decisão como achar melhor. Há quem prefira dividir os passos conforme a música. Já outras pessoas preferem separar por membros.

Teste essas diferentes técnicas e veja qual se encaixa melhor o seu perfil. 

 

  • Não tenha vergonha de tirar suas dúvidas com o professor 

 

O professor de dança está na aula justamente para te ajudar.  Ele vai te dar todo o suporte necessário para que você aprenda da melhor maneira possível. 

Por isso, não tenha vergonha de tirar dúvidas, nem mesmo de pedir para ele repetir os movimentos que você não conseguiu memorizar.

Se você não tirar suas dúvidas vai acabar repetindo os erros. Tenha sempre em mente que a sala de aula é um espaço para aprendizado e enriquecimento pessoal. 

Cada pessoa aprende no seu ritmo, e não há problema nenhum em pedir um auxílio para conseguir executar a coreografia.

Gostou dessas dicas? Então aproveite para seguir a Primeiro Ato no Facebook e também no Instagram

Deixe um comentário