Incluir a dança na sua rotina pode ser uma excelente alternativa, principalmente na quarentena. Isso porque, além de ser um excelente exercício físico, ela também pode ajudar no bem-estar mental. E para te ajudar, nós da Primeiro Ato separamos algumas dicas para dançar, mantendo uma rotina saudável.
-
Organize suas tarefas
Antes de qualquer coisa você precisa organizar suas tarefas para dedicar um tempo especial à atividade física.
O excesso de estresse, juntamente com o cansaço constante e a falta de uma continuidade na prática da dança podem sobrecarregar sua rotina e prejudicar sua saúde.
Sente, respire fundo e organize o seu dia a dia. Defina o horário de trabalho bem como as tarefas domésticas e reserve um tempinho todos os dias para praticar dança, seja em casa ou nas aulas presenciais.
-
Use roupas adequadas
Mais uma das dicas para dançar é utilizar as roupas adequadas.
É essencial utilizar peças que te permitam ter mais liberdade de movimentos e que evitem a transpiração excessiva. Nada de tecidos pesados ou com pouca elasticidade.
Em relação ao calçado tudo vai depender da modalidade que está sendo praticada. O tênis geralmente é um coringa, mas estilos como o balé exigem calçados mais específicos, como a sapatilha.
-
Cuide da sua alimentação
Sim, o que você come também pode afetar os resultados na dança.
Quando você mantém uma alimentação inadequada, pode ter os níveis de cortisol elevados e sentir cansaço excessivo. O ideal é se alimentar de maneira saudável, incluindo sempre frutas, verduras, legumes e proteínas de maneira equilibrada nas refeições.
Além disso, não se esqueça da hidratação constante! Com a dança o seu organismo vai gastar mais energia e consequentemente se desidratar mais rapidamente.
Então torne a garrafinha d’água a sua “fiel escudeira”.
-
Continue com acompanhamento de um profissional
Você pode praticar em casa tranquilamente, mas é primordial manter um acompanhamento profissional.
Seja através de aulas presenciais ou online. É o professor que poderá analisar sua condição, seu desempenho e irá te orientar em seu desenvolvimento técnico e artístico a cada dia.
-
Exercícios
Realizar exercícios de forma complementar a dança também é mais uma das dicas para dançar de maneira saudável. Além de trabalharem o condicionamento físico, eles também auxiliam no foco e concentração.
Contudo, é essencial sempre pedir orientação de um profissional sobre as melhores atividades. Além disso, não se esqueça de respeitar os limites do seu próprio corpo.
-
Cuidado com o excesso de mídias sociais
Consumir as mídias sociais em excesso pode elevar os níveis de ansiedade e estresse, principalmente levando em conta o momento que estamos vivendo. E isso pode afetar na sua vida negativamente de várias maneiras, e também na sua dança.
Logo, o ideal é estipular um tempo máximo para ficar nas mídias sociais diariamente. Defina um horário e respeite-o.
Assim, você poderá se manter informado e interagir na web, mas não de modo que isso afete o seu desempenho e sua concentração nas aulas de dança.
Quer mais dicas como essas? Então aproveite para assinar a nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão.