No momento você está vendo OS BENEFÍCIOS DA DANÇA PARA AS CRIANÇAS

OS BENEFÍCIOS DA DANÇA PARA AS CRIANÇAS

Você sabia que a dança é uma das principais aliadas no desenvolvimento da criança? Ela não é só uma atividade extracurricular ou uma brincadeira, pois seu valor vai muito além do recreativo. Nas aulas de dança são trabalhados aspectos como coordenação motora, noção espacial, socialização, equilíbrio, fortalecimento muscular, flexibilidade e reflexo. O desenvolvimento do corpo de forma saudável corrige a postura, previne problemas ortopédicos, desenvolve a disciplina e a memória, estimula a circulação sanguínea e respiração, além de ajudar no controle da obesidade infantil e colesterol.

“Com a estrutura física e cognitiva ainda em desenvolvimento, os pequenos precisam de atividades que contribuam para o fortalecimento da musculatura, flexibilidade, equilíbrio,  coordenação motora, além de socialização, confiança e autoestima. E tudo isso é potencializado se forem praticadas atividades prazerosas e coletivas”, comenta Suely Machado, bailarina, psicóloga e diretora do Primeiro Ato Centro de Dança.

Além dos benefícios físicos, a dança proporciona ganhos também a nível psíquico, contribuindo com o desenvolvimento da identidade e sensibilidade através da manifestação de emoções. Dessa forma, a criança enfrenta melhor a timidez, reduz sintomas de estresse e ansiedade e aumenta a confiança em si mesma. As crianças e adolescente que praticam dança têm o aumento da autoestima e da segurança, facilidade em se sociabilizar e fazer novas amizades.

A Karine Fonseca conseguiu perceber na prática todos os benefícios que a dança trouxe para sua filha Sofia, de 7 anos, aluna do Primeiro Ato desde 2017. “A dança ajudou a melhorar a disciplina e postura, além de contribuir em valores éticos e culturais”, relata com orgulho Karine. 

A dança também auxilia em problemas cognitivos por agir no cérebro como um pensamento divergente, em que a criança tem que achar mais de uma forma de saída para determinada situação. Através de exercícios de improviso e criação, a pessoa “obriga” a parte cognitiva a trabalhar mais. Isso tudo de uma forma lúdica e prazerosa.

Por todos esses aspectos positivos, recomenda-se começar a dançar desde cedo, a partir de 3 anos, quando o aparelho locomotor das crianças pode assimilar e interiorizar com mais facilidade as técnicas e exercícios.

Os benefícios da dança para as crianças

No vídeo abaixo você confere um depoimento de Suely Machado relatando 17 benefícios que dança proporciona para as crianças, indo desde aspectos físicos e motores até os cognitivos e sociais.

Deixe um comentário