A prática em casa é um elemento importante na rotina de qualquer criança. Afinal de contas, é por meio desses treinamentos que os pequenos podem se manter ativos, e desenvolver a coordenação motora, equilíbrio, controle sobre a respiração, foco, entre outras habilidades.
A prática de atividades como a dança também estimula a saúde mental da criançada. Isso porque, assim como os exercícios físicos, o ato de dançar age diretamente na produção de hormônios do bem-estar.
Além disso, a movimentação através da dança também é uma atividade lúdica, o que acaba sendo divertido para a criança.
E para ajudar a incentivar a praticar em casa, os pais podem colocar algumas dicas em prática.
-
Participe ativamente dos treinamentos
Crianças são reflexos dos adultos. Logo, se os pais dançam e praticam atividades físicas, a tendência é que os filhos tenham mais motivação para praticar.
Logo, torne a prática um momento em família. Dessa forma, além de trazer benefícios tanto para o corpo como para a mente, você também poderá estimular os laços familiares.
-
Explore diferentes ritmos
Talvez focar sempre em um mesmo ritmo ou música possa acabar tornando a atividade maçante para a criança.
Por isso, mais uma das dicas para motivar a criançada é explorar diferentes ritmos e músicas. Inclusive, esse tipo de prática também acaba aumentando a bagagem cultural dos pequenos.
Eles poderão explorar horizontes diferentes, e assim conhecer mais à fundo as diferentes ramificações da dança.
-
Converse sobre a importância de se movimentar
As crianças são mais compreensivas do que muitos adultos imaginam. Elas conseguem compreender a fundo quando os pais se propõem a ter uma conversa aberta.
E essa é uma excelente forma de incentivar a movimentação dos pequenos, principalmente quando o assunto é dançar, uma vez que essa é uma atividade que a maioria da criançada adora!.
Fale para os pequenos como esse tipo de atividade pode ajudar a manter o corpo funcionando como deve, fortalece a saúde, e até mesmo pode deixá-los mais felizes.
Mas, lembre-se sempre de tratar do assunto como uma maneira de se divertir.
-
Entenda qual o ritmo ou tipo de dança que o seu filho mais gosta
Crianças têm suas próprias personalidades. E com toda a certeza elas vão ser mais solícitas em treinar em casa, se o ritmo ou o tipo de dança for do gosto delas.
De modo geral, os gêneros mais modernos têm movimentos mais energéticos e divertidos. Mas nada impede de testar estilos clássicos, como o balé.
O importante é apoiar a decisão das crianças, e aos poucos trabalhar aspectos pontuais, como movimentos específicos ou até mesmo a correção de posições. As crianças precisam sentir que aquela atividade é algo que pertence a elas e aos pais, para assim desenvolverem a autodisciplina naturalmente.
A prática em casa faz toda a diferença para as crianças. Então, não deixe de incentivar e auxiliar no treinamento para melhorar o desenvolvimento das habilidades físicas e mentais. Aproveite e confira outros posts do Primeiro Ato para saber mais como incentivar a criançada.