Os prós e contras do Tik Tok

Uma nova febre tem tomado conta dos usuários brasileiros, e é baixar Tik Tok. O aplicativo é o terceiro mais baixado no mundo, e viralizou em diversos países. 

Basicamente, através dele os usuários podem compartilhar vídeos de até 60 segundos. O grande diferencial é a possibilidade de adicionar diversos efeitos, como dublagem, acelerar o vídeo, e até mesmo filtros. 

E muitas pessoas optam por baixar Tik Tok para ficar por dentro do mundo da dança, conferindo desde trechos de coreografias, até passos. 

O lado positivo de baixar Tik Tok

Muita gente passou a usar o aplicativo por conta de alguns diferenciais que ele traz, tais como: 

  1. É possível aprender alguns passos de dança

É possível seguir dançarinos e até professores através da rede social, permitindo assim que o usuário aprenda passos de dança à distância. 

  1. Compartilhar o processo de aprendizado

Os próprios usuários podem compartilhar os avanços dentro do mundo da dança, com outras pessoas e até mesmo profissionais da área, o que contribui para um ambiente virtual colaborativo. 

  1. Conectar pessoas que têm o mesmo interesse pela dança 

É possível se conectar com pessoas de todo o mundo. Desde professores brasileiros até bailarinos russos. 

Pontos negativos de usar o aplicativo 

Apesar do potencial para promover a cultura da dança, o aplicativo também tem seus pontos negativos, entre eles: 

  1. Tira a atenção

A dinâmica de rede social acaba gerando um grande volume de informações para o usuário, o que contribui com a perda de foco. Muitas pessoas perdem horas do dia apenas vendo os vídeos de dança, mas sem tentar praticar os passos. 

  1. Desvaloriza passos de dança 

Muitos estilos exigem anos de treinamento e técnica avançadas que são desvalorizadas dentro da plataforma. Muitos vídeos, inclusive, criam a falsa ilusão de é possível alcançar um nível profissional do dia para a noite. 

  1. Pode prejudicar o processo de aprendizagem 

O processo de aprendizagem de alunos de dança também pode ser prejudicado por conta do uso excessivo do Tik Tok. 

Isso porque, os vídeos são curtos demais para realmente apresentarem os passos de forma correta. Com isso, o praticante corre o risco de aprender o movimento de maneira incorreta, ou pior, sofrer alguma lesão por conta da prática inadequada. 

Além disso, é necessário ressaltar que o aprendizado de um estilo de dança exige um trabalho contínuo, pautado em um plano de estudos. Coisas que não é possível encontrar em qualquer rede social, mas apenas em escolas especializadas. 

  1. Exposição de crianças e adolescentes 

A Era Digital trouxe um dilema muito complexo para os pais, o limite de exposição de jovens e adolescentes em redes sociais. Esse é um dos pontos positivos do aplicativo, que, inclusive, gerou a proibição do mesmo na Índia.  

É difícil ter o controle de conteúdos postados na rede, o que pode gerar exposição a conteúdos inadequados ou nocivos. 

Logo, é necessário que ao baixar Tik Tok, o uso por crianças e jovens seja sempre sob supervisão.

Quer ficar por dentro das novidades do mundo da dança? Então não deixe de seguir o Primeiro Ato no Facebook.

Deixe um comentário