Você sabia que além de ser uma ótima forma de se expressar, existem vários outros benefícios da dança? Essa é uma prática que existe há milênios e que não distingue idades. Por meio dela, você pode agregar efeitos positivos tanto para o corpo, como para a mente.
Como nós mostramos no texto “Dança também é para criança”, essa atividade é excelente para os pequenos, uma vez que auxilia diretamente no desenvolvimento motor e nos aspectos sociais. Mas os adultos e idosos também podem se beneficiar dessa prática que une a atividade física à arte.
Quais os benefícios da dança para o corpo?
A dança é uma atividade física e artística que consegue trabalhar vários grupos musculares ao mesmo tempo de forma lúdica e prazerosa. Com isso, ela proporciona uma grande queima de calorias, o que ajuda a evitar o acúmulo de gordura no corpo.
Além disso, ela também oferece outros benefícios para o corpo, tais como:
- – Melhora e corrige a postura;
- – Estimula o ganho de massa muscular;
- – Consegue tonificar diversas partes do corpo, inclusive o abdômen e core;
- – Aumenta a mobilidade das articulações ao mesmo tempo que tonifica;
- – Melhora o controle cardiorrespiratório;
- – Aumenta a flexibilidade dos membros;
- – Traz mais consciência corporal para o praticante;
- – Melhora o condicionamento físico;
- – Ajuda a regular a produção de diversos hormônios;
Por trazer tantos efeitos benéficos para o corpo que a dança é constantemente indicada como uma atividade física para diferentes grupos e, em muitos casos, como terapia complementar, como é o caso, por exemplo, de indivíduos que precisam retomar a mobilidade dos membros.
E a mente?
Muitas pessoas não sabem, mas também existem vários benefícios da dança em relação a mente. Isso porque, ela estimula diretamente o hipocampo. Essa é uma área do cérebro responsável por funções como a memória.
Logo, ao dançar, você está trabalhando diretamente funções como memória, foco e concentração.
Além disso, vários estudos já comprovaram que essa atividade pode ser benéfica na prevenção e combate de uma série de doenças que afetam o cérebro.
De acordo com Jomar de Souza, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e do Exercício (SMBEE), pesquisas mostraram que dançar de forma regular pode aumentar em 15% a quantidade de células do hipocampo.
Dessa forma, o praticante tem uma grande redução nos riscos de desenvolvimento de doenças como a demência. Além disso, a atividade pode trazer vários outros benefícios para a mente, tais como:
- – Aumenta a liberação de neurotransmissores responsáveis pelas sensações de prazer e felicidade, fazendo assim que você tenha mais bem-estar;
- – Ajuda a reduzir o índice de cortisol (hormônio do estresse) do organismo;
- – Auxilia no tratamento de doenças como ansiedade e depressão;
- – É um excelente exercício de autoconhecimento e autocontrole;
- – Permite um aumento da interação social, o que contribui para a saúde mental;
- – Ajuda a trabalhar a consciência corporal, contribuindo assim diretamente para a melhora da autoestima;
- – Estimula as interações sociais e traz a sensação de pertencimento ao praticante;
- – Ajuda a desenvolver o controle emocional.
Agora que você já sabe dos benefícios da dança, que tal começar suas aulas no Primeiro Ato e experimentar na prática? Entre em contato conosco e saiba mais sobre as turmas disponíveis.