5 dicas para fortalecer o pé de bailarino!

Quando falamos de rotina de dança, ela não envolve apenas praticar coreografias. Na verdade, é necessário, também, praticar exercícios que possam fortalecer o pé do bailarino. 

Afinal de contas, são os pés que irão receber toda a carga ao longo dos treinos e apresentações. 

É através do fortalecimento que você poderá garantir mais tonificação aos músculos, evitando assim lesões. E para te ajudar, nós separamos algumas dicas de como fortalecer o pé. Confira!

  1. Alongamento do calcanhar 

O calcanhar é uma das regiões que mais “sofre” na dança e também em outras atividades que envolvam os membros inferiores, como é o caso da corrida. Não é à toa que, antes de uma prova, os atletas ficam alongando essa parte apontando os dedos para cima e para baixo. 

Por isso um bom exercício é ficar em um degrau, nas pontas dos pés, subindo e descendo o corpo. Esse movimento irá ativar todos os músculos dos calcanhares e tornozelos.

  1. Flexão de pé

Mais um excelente exercício para fortalecer o pé é a flexão. Sente-se no chão, sobre um tatame de yoga ou tapete, e estique as duas pernas. 

Em seguida, flexione os dedos para trás, em direção ao seu tronco, o máximo que você puder. Vá com calma e sinta os ligamentos sendo ativados. Segure os pés com os dedos para trás por 10 segundos e repita o movimento três vezes. 

  1. Alongue os dedos

Os dedos muitas vezes são esquecidos durante os exercícios. E são justamente eles que tendem a ter cãibras.

Por isso, não deixe de alongar os dedos também. Para isso, sente-se com as pernas retas e então comece a esticar os dedos dos pés o máximo que puder, mantendo eles assim por 15 segundos. Depois, contraia eles e mantenha eles nessa posição por cerca de 10 segundos.

  1. Faça círculos com os tornozelos

Mais uma das maneiras de fortalecer o pé e fazer círculos com os tornozelos. Além de ajudar no fortalecimento, esse exercício também ajuda a melhorar o equilíbrio, bem como a estabilidade na hora de dançar. 

Tudo o que você precisa fazer é se sentar, no chão ou em uma cadeira, e levantar um dos pés. Com ele no ar, gire o tornozelo no sentido horário 10 vezes, e depois mais dez vezes no sentido anti-horário. 

Agora faça o mesmo com o outro pé. 

  1. Fortalecimento do arco do pé 

Vários estilos exigem muito do arco do pé, sendo um dos principais o balé. Por isso, é importante trabalhar esse movimento. 

Um dos melhores exercícios nesse sentido é trabalhar a mobilidade e flexibilidade dos pés. Para isso, estenda uma toalha no chão e em seguida tente pegá-la com os dedos dos pés e puxá-la para si.

Você deve tentar fazer esse movimento ao menos três vezes com cada pé. Você também pode mudar a toalha para outros objetos, como argolas ou até mesmo tornozeleiras com pesos, para trabalhar ainda mais o fortalecimento do pé. 

Quer receber mais dicas para melhorar a sua performance na dança? Então aproveite para assinar a nossa newsletter. 

Deixe um comentário