Existem diversas definições sobre o que é dança. De acordo com o dicionário, ela consiste na execução de movimentos ritmados, geralmente que acompanham uma música.
Mas, para quem vive a dança, ela é muito mais. Pode-se dizer que essa arte é uma forma do ser humano se expressar para além das palavras, algo praticamente que vem do fundo do subconsciente, e que é expressado de diferentes maneiras.
A dança esteve relacionada aos rituais religiosos na antiguidade. Há milênios atrás, quando os egípcios, maias, astecas e outros ainda existiam, as danças eram parte fundamental de rituais religiosos da adoração, uma tradição que é mantida até hoje em várias nações, como é o caso do Japão com a Kagura (dança dos deuses).
A dança é cultura
A dança é uma das formas mais plurais de cultura que podemos encontrar. Os ritmos e estilos variados podem se mesclar através dos movimentos, trazendo assim a união de culturas que antes nunca teriam contato.
Desde o século XVI é possível ver registros de danças com características específicas de cada localidade. De estilos tribais advindos de tribos de todos os cantos do mundo, até gêneros que nasceram em meio a nobreza, e que estiveram presentes em bailes, apresentações e espetáculos.
Podemos definir a dança como a união de culturas através de um objetivo em comum, se expressar e se comunicar. A dança é antes de mais nada uma linguagem universal.
A dança como ferramenta de autoconhecimento e bem-estar
Não podemos falar o que é dança sem ressaltarmos o seu poder como ferramenta de autoconhecimento e bem-estar, sendo inclusive indicada como terapia para doenças como a depressão e ansiedade.
É através dos diferentes movimentos e estilos que é possível redescobrir o corpo e se aprofundar nos nas próprias emoções,, entendendo mais sobre nós mesmos e sobre como cada indivíduo se conecta.
Cada movimento e cada nova descoberta é uma forma do praticante entender diferentes aspectos humanos, trabalhando questões como a autoaceitação, a autoestima, e o equilíbrio entre o corpo e mente.
Tudo isso em forma de arte, que dá a liberdade criativa para cada um se expressar de maneira mais autêntica. Seja por meio de sequências de movimentos extremamente técnicos, por coreografias mais livres ou que trazem a teatralidade ou ,ainda, através do contato com um parceiro de dança.
A dança é qualidade de vida
A dança, além de uma expressão artística, cultural e humana, também é uma prática diretamente ligada à qualidade de vida. Isso porque, é por meio dela que o aluno pode trabalhar diferentes aspectos que auxiliar no bem-estar físico e mental.
Aumento do condicionamento físico, maior controle cardiorrespiratório, melhora do equilíbrio, combate do estresse e ansiedade, estimulação das articulações, são alguns dos benefícios os praticantes podem obter, ao mesmo tempo que exploram novos horizontes corporais.
Dança não é apenas exercício, arte, cultura, entretenimento, hobby ou terapia. Ela é todo o “universo das formas de expressão e comunicação” que o ser humano pode explorar.
Conta pra gente nos comentários, para você o que é dança?