O mundo das danças urbanas é amplo e repleto de possibilidades. Como mostramos no texto “Dance Conosco: Danças urbanas” o gênero é muito abrangente.
Por ser um estilo amplo, é ideal para quem nunca praticou, e é indicado para todas as idades. Com toda a certeza é possível encontrar um subgênero que se encaixe no seu perfil.
Técnicas aprendidas nas aulas de danças urbanas
Existem várias técnicas e modalidades que podem ser praticadas dentro do gênero Danças Urbanas. E abaixo nós explicamos algumas delas.
-
Locking
Esse é um estilo considerado clássico e tem o título de primeira dança urbana. Ela é caracterizado principalmente por movimentos rápidos dos braços, juntamente com posições de pausas onde o dançarino para estar congelado.
-
Wacking/Punking
Com grande influência do Jazz, é uma dos estilos que se baseia na movimentação de pernas e também dos braços, com grandes ângulos e com mais fluidez.. Surgiu nos clubes gays na década de 70.
-
Vogue
É um dos estilos que nasceu dentro do movimento LGBTQ+. Considerada um símbolo de resistência, se baseia em movimentos que “imitam” poses de modelos adotadas pela icônica revista Vogue.
-
Up Rocking
O estilo nasceu por volta de 1967 e 1969 e tem como principal característica os movimentos que simulam uma luta. Rubber Band é considerado um dos maiores nomes do estilo, pois foi responsável por desenvolver o “Jerk” e Apache.
-
Popping
Esse é um estilo que surgiu no final dos anos 70. Se baseia em uma técnica onde o dançarino contrai e relaxa os músculos de forma a causar uma “explosão”, gerando assim um movimento de “batida”.
-
Waving
Pode-se dizer que é uma derivação da Popping. Mas nessa modalidade os movimentos dos músculos imitam ondas pelo corpo.
-
Scare Crow
O estilo Scare Crow (espantalho) como o próprio nome diz é caracterizado por passos e movimentos que se assemelham a um espantalho.
-
Animation
É um dos estilos influenciados pelo Boogalooing. E assim como os demais gêneros que foram influenciados pelo Boogalooing, é caracterizado por movimentos mais arrojados do corpo.
-
King Tut
O King Tut tem como principal característica a movimentação dos braços e mãos de forma precisa.
-
Boogalooing
O Boogalooing foi responsável por inspirar e influenciar vários outros estilos de dança. Dentro desse gênero, os joelhos, calcanhares, quadris, pescoço e tronco são utilizados para realizar movimentos circulares.
-
B. Boying
Surgiu por volta da metade da década de 70, sendo considerada uma forma de expressão dos guetos. Os movimentos seguem a lógica de “para cima, no alto”.
-
Hip Hop Freestyle
É uma modalidade que se baseia em movimentos mais livres do corpo ao som de músicas do gênero de Hip Hop. É considerada uma das ramificações do tradicional break.
-
House Dance
É mais uma das danças urbanas que incorpora movimentos de outros estilos e que se destaca pela variedade de movimentos. Os principais elementos desse estilo são King Tut”Footwork” e “Jacking”.
Gostou de conhecer mais sobre as danças urbanas? Então não deixe de entrar em contato conosco para saber mais sobre as aulas da Primeiro Ato.