É possível dançar na gestação?

Sem sombra de dúvidas a gravidez é um dos momentos mais transformadores na vida de uma mulher. E é comum que nesse período muito delicado surjam algumas dúvidas, como, por exemplo, se dançar na gestação é seguro ou não. 

Muitas gestantes têm medo de iniciar ou continuar com essa prática, mas a verdade é que ela é muito benéfica, quando praticada com os cuidados necessários. 

Quais os benefícios de dançar na gestação?

Praticar dança na gestação pode trazer uma série de benefícios, começando pelo fato de ser um excelente exercício físico que pode ser facilmente adaptado para esse período. Além disso, a prática também gera outras vantagens, tais como: 

  • Ajuda a trabalhar a respiração que será fundamental no parto;
  • Estimula a circulação sanguínea;
  • Melhora a flexibilidade, o que pode gerar menos desconforto ao longo da gravidez;
  • Reduz o estresse e ansiedade;
  • Aumenta a resistência 

Como praticar dança durante a gestação de maneira segura? 

Se você deseja dançar na gestação é preciso tomar alguns cuidados básicos. O primeiro deles é consultar o médico. 

De modo geral a atividade está liberada para todas as gestantes, exceto aquelas que estão com uma gravidez de risco. Mas é sempre bom falar com um especialista antes de incluir a prática no dia a dia. 

Além disso, é importante colocar algumas outras dicas em prática. 

  1. Respeite os seus limites 

Não importa se você já dançava antes da gravidez ou se resolveu começar agora, sempre respeite os seus limites. Lembre-se que seu corpo está gerando um bebê, então é comum sentir cansaço com mais frequência ou até mesmo não conseguir executar certas posições. 

Fique atenta aos sinais que o seu corpo dá e os respeite. 

  1. Beba muita água

Gerar uma vida exige muito do corpo humano. Não é à toa que as grávidas “comem por dois”.

O mesmo vale para a hidratação! Se normalmente quem dança já precisa consumir muita água, nesse período o ideal é beber ainda mais. 

Não espere o seu corpo mostrar que está com sede, pois quando ele faz isso já está em níveis baixos de hidratação. O ideal é ter sempre uma garrafinha consigo e beber um pouco d’água a cada pausa na dança. 

  1. Sapatos adequados 

A dança por si só já exige calçados adequados, e no caso das dançarinas que são gestantes eles precisam ser ainda mais específicos. Certifique-se que o solado é antiderrapante para evitar qualquer tipo de acidente. 

E se lembre também que é comum que os pés inchem nesse período. Logo, é normal que você tenha que escolher um número maior. 

  1. Prefira ritmos e movimentos mais suaves 

Por fim, procure sempre por ritmos e movimentos mais suaves, que não exijam muitos saltos ou giros. É importante lembrar que ao longo da gravidez o seu corpo é afetado de diversas formas, inclusive na questão do equilíbrio. 

Então o melhor é pegar leve e buscar por gêneros menos intensos. 

Aproveite para seguir a gente no Facebook e no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o mundo da dança. 

Deixe um comentário