O sapato de sapateado faz toda a diferença na hora de praticar. Ter um calçado que se ajuste aos seus pés é fundamental para garantir uma boa performance, juntamente com sons limpos e claros.
Podemos dizer, inclusive, que esse acessório é um verdadeiro instrumento musical que acompanha o dançarino. Logo, é muito importante tomar cuidado ao escolher o seu modelo.
Tipos de calçados para sapateado?
Quando falamos de sapato de sapateado, é preciso ter em mente que há uma grande gama de modelos. Com cadarço, sem, estilo boneca, bota entre outros. Mas podemos agrupá-los em duas categorias.
-
Flat
É o calçado mais baixo e robusto. Por ter uma superfície maior, você terá sons mais amplos nos movimentos.
Por estar próximo do chão, você terá um som mais forte e alto. Claro que a coreografia e o estilo do sapateador também irão interferir nesse aspecto, mas fisicamente, por ser maior, esse calçado terá um efeito mais marcante.
-
Salto alto
O segundo principal tipo de sapato de sapateado é o com salto. A estética por si só já é totalmente diferente da opção anterior. Mas além disso, a sonoridade também muda.
Ele tem uma superfície menor de contato, e também há uma distância maior do seu pé e o chão. Por isso, os sons tendem a ser mais delicados e agudos.
Importante ressaltar que é possível sim obter sons marcantes com esse tipo de calçado, mas a tendência é que ele tenha uma sonoridade mais fina, por conta do seu formato.
Como escolher um sapato de sapateado?
Ao escolher um sapato de sapateado, é preciso levar alguns pontos em consideração. São eles:
-
Tipo de solado
Único, duplo ou triplo, são esses três tipos de solado que você pode encontrar em calçados para essa modalidade. De modo geral, o solado único é indicado para quem busca uma opção mais leve, que permita performances mais acrobáticas.
O solado triplo, por sua vez, é ideal para quem pratica passos como Pull backs.
Mas, o ideal é sempre pedir a orientação do seu professor para escolher a sola.
-
Freios
Existem basicamente dois tipos de freio, de borracha e de couro.
Os freios de borracha tendem a “prender” mais os pés ao chão, sendo ideais para pisos escorregadios. Já os de couro deslizam com maior facilidade, sendo recomendados para dançarinos que já possuem maior consciência corporal.
-
Nível de aprendizado
Para quem está começando na modalidade, o melhor é sempre buscar por um modelo que traga mais estabilidade e segurança nos movimentos.
Logo, os sapatos flat com solados de borracha são excelentes. Por serem mais próximos do chão e terem essa “firmeza”, eles oferecem mais segurança na hora de dançar.
Agora, se você já possui certa experiência e está testando movimentos mais complexos e acrobáticos, os sapatos com freios de couro são ideais. Eles permitirão mais liberdade de movimentos ao dançar. Muitas pessoas confeccionam seus próprios sapatos, ou os adaptam, tirando os freios, por exemplo.
Mas lembre-se sempre de falar com o seu professor antes de tomar essa decisão.
Quer mais dicas sobre dança? Então aproveite para assinar nossa newsletter e receba os conteúdos em primeira mão.