Dia Internacional do Tap

O Dia Internacional do Tap Dance é uma data criada nos Estados Unidos da América do Norte em reverência a data de nascimento de Bill Robinson Boiangles (1878 – 1949) e a herança cultural dessa manifestação artística. Bojangles foi uma personalidade com grande representatividade no contexto do Tap Dance. Ele rompeu em sua trajetória leis e regras racistas e é lembrado por suas atitudes generosas e colaborativas com os colegas e parceiros de arte e luta. Considerado um dos grandes exemplos de pessoa e Tap dancer, sua busca por justiça social é partilhada por grupos em todo o mundo.

Impecável na técnica e carisma, sua rítmica e estilo ganharam o público de várias gerações e lugares.

Nina Simone tem uma canção em sua referência e homenagem e já foram produzidos estudos e um documentário contando um pouco da sua trajetória, que vocês podem conferir no Youtube.

Uma das suas cenas mais memoráveis e assistidas é a do espetáculo Blackbirds – 1928, na qual ele executou a famosa Stair Dance que havia introduzido no teatro de variedades em 1918. Nessa cena ele está dançando em uma escada, com o corpo mais solto, joelhos flexionados, com swing e agilidade.

A dança de Bill remete a algumas origens e essências do Tap Dance, como a Giouba, Ring Shout e o Jazz music.

No Brasil, o dia 25 de maio marcou o surgimento de importantes eventos e encontros, como: as Sapateatas, a Semana do Sapateado e o Tap Encontro, no RJ; a Semana do Sapateado de Uberlândia, em MG, o Sapateia São Paulo, entre outros.

Nos últimos anos, com a realidade de termos diversos encontros internacionais em diferentes regiões do país, com uma crescente comunidade, o sapateado aqui continua evoluindo como uma arte que também podemos chamar de brasileira, compreendendo uma variedade de estilos e influências.
O sapateado é uma dança tão especial e com tantos contextos históricos que suas origens afro descendentes e as reparações históricas não podem deixar de ser celebradas, assim como a prática do respeito no dia-a-dia de quem dança e ama essa manifestação artística e cultural.

Deixe um comentário