Dança dos Figurinos: entrevista com Pablo Ramon

O Pablo Ramon foi bailarino e iniciou como figurinista no Grupo Primeiro Ato. Ele também elaborou e assinou as peças de vários festivais de encerramento de ano do nosso Centro de Dança. Foram nove anos de parceria presencial em Belo Horizonte e nas turnês pelo Brasil adentro e afora.

Natural do Rio Grande do Norte, hoje ele traça novas linhas e percursos profissionais do outro lado do Atlântico, na Alemanha. Nós mantemos laços de afeto e uma comunicação que nos alimenta para seguirmos mais fortes. O seu talento e a sua pessoa nos é muito caro e especial. Uma marca da nossa união é a potência da troca.

Os figurinos dos últimos espetáculos de rua e de palco do Grupo foram assinados por ele: Pequenos Atos de Rua (2011) e Passagem (2016); InstHabilidade (2014), Três Luas (2015) e Terreiro (2016). Na escola ele assinou vários festivais de palco, até antes da pandemia, no ano de 2019.

A nossa conversa foi recheada de lembranças e muito emocionante, com tempero de saudades. Vocês podem conferir alguns trechos no vídeo abaixo, junto à algumas imagens de palco e dos croquis maravilhosos que ele desenha:

Os seus desenhos faziam tanto sucesso que as alunas sonhavam com o dia de experimentar as roupas. O difícil era alcançar na realidade tamanha magia que ele conseguia provocar durante os processos. No Grupo alguns figurinos ele até colocou a mão na massa com sua mãe para alcançar o mais próximo possível no concreto aquilo que foi idealizado. O fato de fazer parte do elenco e do processo de figurino, fez com que o Pablo enxergasse mais cada bailarino e professor de modo individual e o figurino como meio de comunicação, de conceitos e ideias, assim como o movimento. Para ele, um figurino pode ser referência para um espetáculo.

Semana que vem vamos apresentar a entrevista com um artista que nos acompanha por todas as décadas de nossa existência, o Marco Paulo Rolla. Lembramos que essas entrevistas fazem parte da nossa pesquisa de acervo dentro do Projeto ‘Dança dos Figurinos’, contemplado pelo edital da Lei Aldir Blanc 2020, do estado de Minas Gerais (https://www.secult.mg.gov.br/leialdirblanc).

Deixe um comentário