No Primeiro Ato, você pode aprender diferentes estilos de dança, entre eles o Ballet Clássico.
Esse é um gênero que nasceu no fim do século XV. Ele foi criado para celebrar o casamento do Duque de Milão com Isabel de Ararão.
Contudo, foi em 1700 que Pierre Beauchamp começou a construir a base do academismo e que foi responsável por elaborar 5 posições de pés que são aplicadas até os dias de hoje.
Beauchamp é considerado um dos nomes mais importantes, uma vez que ele foi responsável por transformar o ballet em uma das modalidades de dança mais duradouras e praticadas até hoje.
Um pouco da história do Ballet Clássico
Apesar do estilo ter nascido na Itália, foi na França que ele se desenvolveu de forma acadêmica e técnica. No ano de 1661 foi inaugurada a Academia Real de Dança.
Já em 1713 a Escola de Dança da Ópera abriu as portas.
No começo, o ballet clássico era considerado um estilo com aura nobre. Tanto que ele estava presente no dia a dia de muitos nobres.
Um fato curioso é que até mesmo o Rei Luiz XIV teve aulas do estilo durante sua infância, chegando a se apresentar para a corte quando tinha 12 anos de idade. A paixão pelo gênero foi tão grande que o monarca criou a Académie de Musique et de Danse.
Por volta de 1830 teve início a fase do balé romântico que ganhou mais força dentro da França e depois se expandiu para a Europa. Nesse período, os espetáculos mostraram grandes histórias românticas.
Os passos, além de complexidade, também carregavam em si emoções profundas que eram transmitidas para a plateia através das bailarinas.
Foi durante essa fase que o gênero ganhou também alguns detalhes que permanecem até hoje, como as sapatilhas de ponta e roupas mais leves que facilitam a fluidez dos movimentos e dão um aspecto quase que angelical para as dançarinas.
Logo, grandes nomes do ballet começaram a levar a arte para outros lugares do mundo, como a Rússia. Foi então que a versão russa, extremamente técnica e complexa, começou a despontar e se tornar a força que é até hoje.
Um tipo de dança para todas as idades
Um dos elementos que faz do Ballet Clássico um dos estilos mais praticados até hoje é que ele pode ser praticado por todas as idades. De crianças a adultos, esse é um gênero de dança que abraça a todos.
Por meio dos movimentos corporais com alto nível de autocontrole, os praticantes conseguem trabalhar diferentes habilidades, tais como, equilíbrio, coordenação motora, disciplina e a paixão pelo aperfeiçoamento constante.
Além disso, durante as aulas o aluno também terá melhores noções de musicalidade, consciência corporal, socialização, concentração e memorização. Esse é um gênero que trabalha profundamente o equilíbrio total entre o corpo e a mente.
Por isso, o estilo é considerado excelente, não apenas para crianças e jovens, mas para pessoas que buscam qualidade de vida e bem-estar mental de modo geral.
Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossas aulas de Ballet Clássico.